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quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Marketing de Relacionamento no PETI

As maiores barreiras para o êxito do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) são: (i) suporte gerencial, (ii) envolvimento dos usuários. (iii) disponibilidade de recursos e (iv) a documentação gerada do plano de negócio.

Portanto, para obter-se sucesso num PETI necessita-se principalmente da participação efetiva dos Recursos Humanos (RH) de toda a organização, isto é, é necessária uma equipe multidisciplinar em todo planejamento e execução do PETI.

Ao meu ver, o Marketing de Relacionamento (MktR) interno seria de grande utilidade no PETI, pois, gerando benefícios para departamentos ou funcionários, haveria mais envolvimento e dedicação da equipe para obter os resultados esperados. Ou seja, teríamos um comprometimento e apoio maiores da gestão e um monitoramento e competência melhores dos gerentes, evitando (i) a perda de oportunidades de negócios, (ii) esforços e trabalhos duplicados, (iii) sistemas incompatíveis e (iv) a perda de recursos.

É importante também a não utilização de capital nesses benefícios, ou o mínimo possível, já que o MktR sugere que não “sangremos” a organização nesses programas. Portanto, sugiro alguns destes benefícios que poderiam ser colocados nas regras do programa de MktR interno:

  • Prioridade na implantação de infra-estrutura e sistemas de informações e conhecimentos, ou seja, implementando valores e pesos do programa de MktR na fase de priorização e custeamento o projeto do PETI.
  • Distribuição de livros a partir de parcerias com editoras, tentando ao máximo atingir o ganha-ganha, isto é, a editora cede livros e obtêm divulgação destes livros seja na intranet ou, até mesmo, na apresentação final do PETI para toda a organização.

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