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quarta-feira, 16 de abril de 2008

A importância da TI no Marketing de Relacionamento

Como dito no post passado que a Tecnologia da Informação (TI) é a grande responsável pela organização dos dados necessários para atender às regras determinadas no planejamento do Marketing de Relacionamento (MktR), neste post pretendo mostrar a importância que a TI tem nos programas de MktR.

No MktR os dados dos clientes devem ser criteriosamente analisados pois são necessárias ações dirigidas para cada tipo de cliente, ou seja, clientes diferentes terão que ter necessariamente tratamentos diferentes. Por exemplo, nem sempre o cliente de “valor”, que compra grandes valores, é o mais importante, principalmente pela sua assiduidade, pois o que sempre compra, mesmo que em pequenas quantidades, está sempre divulgando a empresa, isto é, gera e, o principal, trás capital a partir do “boca-a-boca”. Portanto, deve-se haver uma mineração eficiente dos dados desses clientes.

Deve-se ter ética perante os dados, tomando todos os cuidados com segurança e auditoria destes. Por isso, é de grande importância a utilização de sistemas de informações integrados nas organizações, inclusive os de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, mais conhecidos como CRM (Customer Relationship Management).

Concluindo, para o sucesso de um programa de MktR é necessário, além de (i) parcerias, (ii) bom gerenciamento de TI, (iii) atendimento qualificado e (iv) comunicação efetiva, o desejo não declarado de vender em todo esse processo, pois o retorno do investimento será consequência de um bom planejamento e execução desses programas. Portanto, as ações direcionadas são importantes para um melhor benefício tanto para os clientes como para a organização, consequentemente para os parceiros (Ganha-ganha).

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