Acessem também: www.produtic.com.br

sábado, 26 de janeiro de 2008

TI x MBA

Saindo novamente do foco do PETI... Mas não da TI, li dois artigos bem interessantes no portal CIO sobre a importância ou não de um MBA (Management and Business Administration) para profissionais de TI, um assunto que sempre gera divergência de opiniões, principalmente entre estudantes do curso de Ciência da Computação cuja maioria é focada na idéia que nós devemos nos preocupar somente com nossa área, ou seja, somente importar-se com assuntos tecnológicos, o que eu acho um erro, pois hoje em dia você não pode ser um mero especialista, técnico ou, até mesmo, um “robô”.
Primeiramente, Thomas Mackay, assistente do diretor de TI da Christopher Newport University, fez a defesa do MBA na carreira de um profissional de TI falando do grande ganho que nos é proporcionado principalmente pela credibilidade que ganhamos com relação à visão de negócio, pois indica que possuímos um bom nível de conhecimento em gerenciamento organizacional, e não simplesmente sobre tecnologia, ou seja, proporciona habilidade e confiança para discutirmos questões da empresa com executivos de outras áreas, fazendo com que o desejo de que a TI posicione-se estrategicamente na organização seja realizado. Mackay também reforça a grande premissa de que a tecnologia não é a solução para todos os problemas.
Em outra linha de raciocínio, James Clark, CTO (Chief Technology Officer) da EpicTide, coloca alguns pontos como o tempo de duração de um MBA e o seu custo, que realmente são, na sua maioria, longos e caros, mas, na minha opinião, qualquer investimento em educação, seja ele de tempo ou de dinheiro, desde que estejamos propícios a estes, é válido devido ao seu custo-benefício. Clark também cita que é preferível realidade à teoria acadêmica, essa sim é o que é importante, pois gera o que um profissional de TI deve realmente se importar: saber tecnologia, e chega a comentar que tem mais o que fazer do que estudar.
Segue abaixo os dois artigos (em inglês):
10 Reasons Why You Should Get an MBA (Thomas Mackay)
Six Reasons Not to Get an MBA (James Clark)

Qual a opinião de vocês?

Um comentário:

  1. Muito bem Wagner.. gostei do "assunto aleatório".. ;)

    Acho que essa discussão vai além da nossa vã filosofia.. tem a ver com a missão e habilidade individual de cada um.. há gente que não tem a mínima capacidade de se adequar a padrões estabelecidos e seguir um curriculo ou uma diretriz orientada pela academia.. alguns destes chegam mesmo à genialidade de conceber inovações tecnológicas através de pensamentos ortogonais ao purismo academico, apoados por suas capacidades de auto-didata..

    Mas acredito que a grande maioria dos bons emreendedores ainda precisam das normas e convencções academicas para explorarem todo o seu potencial..

    como diria Einstein: "quem seria eu se não fossem os ombros de outrem nos quais me apoiei!" - referindo-se aos autores de bibliografias utilizadas por ele..

    Bom Caminho!

    R

    ResponderExcluir