Acessem também: www.produtic.com.br

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Inteligência de Mercado

Inteligência de Mercado (IC), também chamada de Inteligência Competitiva, é um processo recente de análise do mercado através de informações coletadas tanto externa quanto internamente nas organizações com o intuito de conhecer melhor o negocio e concorrentes para reduzir riscos e tomar decisões antecipadamente e, paralelamente, é importante proteger todo o conhecimento gerado.

A IC é baseada em metodologias utilizadas por órgãos de inteligência governamentais e preza pela ética com relação aos dados e informações coletados, isto é, tenta-se, ao máximo, coibir o acesso a qualquer dado/informação de forma ilegal (espionagem), porém fica a cargo do próprio profissional, que pode seguir o Código de Ética e Conduta da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic).

Para se ter uma IC forte necessita-se da [1] Ciência da Computação, principalmente para tratar informações formais; da [2] Tecnologia da Informação e Comunicação, com destaque aos sistemas CRM e Data Warehouse; e da [3] Administração, devido a objetivar estratégias, marketing e gestão.

Portanto a Inteligência Competitiva deve ser um dos primeiros investimentos necessários para se obter vantagens competitivas no mercado que vivemos atualmente, por isso, torna-se importante um Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) bem estruturado para auxiliar neste processo.

Bibliografia:

BOTTONI, Fernanda. Visão Ampliada. Revista Você S.A. São Paulo, Ed. 122, p. 70-71, 2008.

DIAS, Roberto Carvalho. A empresa tem que estar preparada para o novo consumidor. Disponível em: < http://www.itcon.com.br/artigo1.html >. Acessado em: 19 de Setembro de 2008.

Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva. Perguntas Freqüentes sobre Inteligência Competitiva. Disponível em: < http://www.abraic.org.br/site/faqs.asp >. Acessado em: 19 de Setembro de 2008.

Internews Management. Inteligência Competitiva. Disponível em: < http://www.internews.jor.br/Eventos/06/management/27INTELIGENCIA_COMPETITIVA_070606/programa.asp > . Acessado em: 19 de Setembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário