Acessem também: www.produtic.com.br

domingo, 18 de abril de 2010

Planejamento Estratégico - Foco e Execução

Neste post, irei comentar um vídeo que tive acesso no Blog Execução da Estratégia. Neste vídeo é exibida uma entrevista no Programa Conta-Corrente da GloboNews com o Roberto Campos de Lima, sócio-diretor da 3GEN (empresa de Consultoria e Educação em gestão Estratégica). A entrevista tem como foco principal o Planejamento Estratégico (PE) e sua execução nas organizações de saúde.

Os temas debatidos são bem diretos e concisos, atraindo a atenção pelo fato de abrenger não só o nicho de saúde, mas todas as organizações que desejam obter sucesso no desenvolvimento e execução do seu PE.

O Roberto de Lima coloca em cheque a grande maioria dos modelos de elaboração e execução do PE nas organizações, onde há um desinteresse dos colaboradores com relação aos projetos e processos que devem ser implantados. O entrevistado diz que, para cada um dos projetos, devem ser determinados líderes, que terão o papel de comunicar e acompanhar o processo de implantação e manter a equipe motivada através de um programa de remuneração e reconhecimento das atividades executadas.

Quando não ocorre o comprometimento dos colaboradores com a execução/implantação dos projetos, há uma frustração geral desde a atenção e apoio dos patrocinadores com relação ao Planejamento Estratégico até o reconhecimento dos clientes com relação aos serviços prestados pela organização. Torna-se necessário então passar da departamentalização para  a colaboração e manter o foco nos clientes tanto internos (colaboradores) quanto os externos (pacientes, no caso das organizações de saúde).

A entrevista na íntegra pode ser assistida através do vídeo abaixo.