Acessem também: www.produtic.com.br

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sustentabilidade: Além da “TI verde”

Quando ouvimos falar de sustentabilidade, logo pensamos no meio-ambiente e que, para implantar processos com foco na sustentabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), precisamos aplicar os conceitos da “TI verde”: redução do consumo de energia, reaproveitamento de hardware, compartilhamento de espaço em disco, etc. Porém, segundo ONU apud Prado (2008):

Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. (…) O desenvolvimento sustentável se dá em três aspectos: econômico, social e ambiental.

Logo, percebemos que a sustentabilidade não se aplica somente à conscientização ambiental dos colaboradores. Necessitamos mudar as estratégias organizacionais para atingir a excelência econômica, social e ambiental. Em Costa (2007), a inovação é citada como a grande impulsadora dessa mudança desde que os processos resultantes desta inovação reduzam os custos, seja aumentando a produtividade ou melhorando a segurança.

Época (2009) cita uma pesquisa cujo resultado revela que empresas européias com programas mais maduros de sustentabilidade registraram maiores margens de lucro (geralmente com acréscimo de 2%). Nesta mesma pesquisa “a Tecnologia da Informação é definida como uma ferramenta-chave para impulsionar iniciativas sustentáveis, com 70% dos entrevistados declarando que TI desempenhará um papel na redução do impacto ambiental de suas empresas”.

Todo e qualquer processo de mudança numa organização, mesmo que seja pequeno, torna-se complexo por modificar alguns hábitos ou vícios. Podemos desenvolver um Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) e aplicar as ações delimitadas neste para diminuir ao máximo a complexidade destas mudanças. Esta diminuição dar-se porque o PETIC faz com que os projetos sejam planejados para serem corretamente implantados.

Tanto sustentabilidade como planejamento estratégico não devem ser tratados como risco, mas como oportunidade. À medida que a sustentabilidade vai recebendo este destaque ela desloca-se de uma posição marginal/alternativa para uma posição central na estratégias de negócios (ÉPOCA, 2009). O mesmo acontece com o PETIC, pois a partir do seu desenvolvimento as organizações podem atingir objetivos de forma mas eficiente e direta.

Referências

COSTA, L. O Profissional de TI e a Sustentabilidade.
PRADO, A. Sustentabilidade em TI.
ÉPOCA. Sustentabilidade: Poucas empresas de TI colocam em prática.